LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS


De acordo com os estudos do capítulo 4 “Montagem de equipe e liderança”, a liderança exige do líder algumas características que juntas constituem as habilidades necessárias para o desenvolvimento de estratégias de êxito. 

 

Analise nas alternativas abaixo essas características e assinale a correta.

 


Reconhecedor, limitador, desfocado, assimétrico, motivador e justo.


Reconhecedor, subjetivo, confiante, assistemático, entusiasta e limitador.


Reconhecedor, justo, confiante, disciplinado, entusiasta e motivador.


Reconhecedor, justo, subjetivo, inflexível, entusiasta, motivador e limitado.


Reconhecedor, justo, inflexível, assistemático, motivador e inspirador.

Na prática, as pessoas preferem dar feedback, isto é, exporem-se e emitirem diretamente suas opiniões e percepções e resistência em receber feedback.

 

I) O indivíduo que não gosta de receber feedback, ou seja, não gosta de ouvir a opinião do grupo a seu respeito, em algumas situações pode agredir ou criticar membros do grupo.

 

PORQUE

 

II) O indivíduo que apresenta predominância do quadrante “Eu cego” transmite para os outros, sem perceber, o seu modo de comportamento como o modo de falar, agir e se relacionar.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

A cada dia, um líder é capaz de contribuir para o crescimento profissional do seu time, ganhando respaldo e interesse da empresa. O feedback é considerado um processo fundamental para essa evolução no seu comportamento. Isso significa saber se comunicar, de forma individual ou em grupo, e fornecer informações sobre como o comportamento de cada um impacta os demais. Por fim, todo processo deve ser pautado com muita coerência. Avalie as seguintes assertivas sobre a implantação de feedback no ambiente organizacional.

 

I) A aplicação de feedback sobre um trabalho que não tenha sido realizado da forma esperada, é mais apropriado do que sobre um ano inteiro de trabalhos que não atenderam às expectativas.

II) Trazer informações sobre os comportamentos registrados em fatos passados e que podem impactar o comportamento futuro, com a intenção de melhorar o desempenho e desenvolver o avaliado.

III) Identificar padrões de conduta e agregar mais sobre autoconhecimento e autoestima, por meio de uma comunicação unidirecional.

 

Entre as alternativas a seguir, assinale a que  apresenta uma característica de um feedback bem estruturado:

 

 


II e III, apenas.

 


I e II, apenas.


I, II e III.


I, apenas.


II, apenas.

Felipe, gerente de novos produtos de um laboratório, ao elogiar a política de horários flexíveis, adotada recentemente pela empresa, também enfatiza a questão da coresponsabilidade. Essa política do laboratório possibilita ao colaborador compatibilizar os compromissos pessoais com os profissionais, sem comprometer o trabalho e alcançar metas e resultados definidos previamente pela empresa. As considerações tecidas por Felipe a respeito da prática organizacional denominada de empowerment é caracterizada por:


Centralização do líder e autonomia dos  liderados.


Descentralizçaão e  autonomia.


Gestão participativa e comunicação vertical.


Centralização e comunicação horizontal.


Gestão participativa e heteronomia.

A liderança orientada propõe metas e desafios aos seus profissionais, incentivando suas habilidades para que tenham o melhor desempenho, orientando-os para que tenham condições de atingir metas.

 

Analise as seguintes assertivas:

 

I) Os líderes são agentes de disseminação, consolidação e transformação da cultura organizacional.

II) A ênfase nas pessoas e a aplicabilidade de competências como comunicação e relacionamento interpessoal são elementos chaves para a atuação da liderança focada em resultados.

III) Os bons líderes criam um ambiente em que os membros da equipe se sintam motivados a utilizar toda a sua potencialidade e a buscar padrões elevados de desempenho.

 

Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas: 

 


III, apenas.


II e III, apenas.


I, II, III.


I, apenas.


I e III, apenas.

Uma vez que as empresas são compostas por pessoas com diversas opiniões e personalidades, é esperado que existam conflitos dentro das organizações. No ambiente organizacional, os conflitos podem tanto causar impactos negativos como representar oportunidades de crescimento, mudanças e melhorias. Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir, sobre a mediação de conflitos.

 

I) O líder deve minimizar as diferenças entre as partes oponentes, enfatizando seus interesses comuns, a fim de alterar os comportamentos causadores de conflitos na empresa.

II) Quando o conflito se dá entre grupos, o líder deve propor uma discussão fechada com cada grupo separadamente, com o objetivo de resolver as divergências entre eles.

III) O líder deve manter-se imparcial ao perceber que está diante de uma situação em que não há vencedores ou vencidos, mas uma disposição para aceitar uma solução de compromisso. É correto o que se afirma em


II, apenas.


I e II, apenas.


I e III, apenas.


III, apenas.


I, II e III.

 

O feedback é uma variável do processo de comunicação e consiste na realimentação da comunicação e o prosseguimento do fluxo de mensagens; é a partir dele      que o indivíduo consegue enxergar como os outros o vêem. Joseph Luft e Harry Ingham criaram uma teoria para idealizar a importância do processo de  dar e receber feedback, denominada de Janela de “Janela de Johari”. Os processos que envolvem as áreas de cada quadrante dessa Janela podem ser conhecidos ou desconhecidos pelo indivíduo e pelos outros.

 

A área denominada "Eu Fechado" inclui


nossas características de comportamento que são facilmente percebidas por nós, mas das quais geralmente os outros não estão cientes.


nossas características de comportamento que são facilmente percebidas pelos outros, mas das quais geralmente não estamos cientes.


coisas das quais não estamos cônscios e das quais nem os outros estão.


coisas sobre nós mesmos que conhecemos mas que escondemos dos demais.


nossos comportamentos conhecidos por nós e por qualquer um que nos observe.

Terre Semel, um ex executivo da Warners Brothers, trouxe sua habilidade em administar conflitos para o Yahoo. Ao assumir o comando da empresa, Semel reaninou a empresa, trocando sua cultura sem conflitos por controles rígidos e conflitos funcionais. Ele reduziu o número de unidade de negócio de 44 para 5, eliminando muitos projetos que eram queridos por certos gerentes. Em vez de contar apenas com a geração interna de ideias para crescer, Semel vem adquirindo outras empresas e formando parcerias para expandir as receitas e os lucros. (ROBBINS, STHEPEN. Comportamento Organizacional. São Paulo. Pearson Prentice Hall, 2005).

 

A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I) A atitude apresentada pelo novo líder retrata a visão interacionista do conflito, pois Semel ao eliminar projetos de gerentes foi um catalisador de conflitos no ambiente organizacional.

 

                                                                PORQUE

 

II) O conflito provocado pela liderança de Semel induz os gerentes a autocrítica e criatividade a partir de estratégias que contribuam para o crescimento da empresa no mercado.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Fonte: http://trabalhoequipesaude.blogspot.com/2015/09/charge-acima-mostra-um-caso-onde-dupla.html

 

O trabalho em equipe pode ser definido como algo que contribui para o alcance dos resultados organizacionais à medida que potencializa a capacidade de inovar e solucionar problemas por meio de atitudes colaborativas dos membros da equipe. (GUERRA, 2002 apud SALOMÃO; ASHLEY, 2010, p.2). A charge caracteriza uma situação muito comum em grupos e equipes de trabalho, haja vista que há um processo evolutivo. A fase retratada na charge corresponde a:


Formação.


Performance.


Dissolução.


Normatização.


Tempestade.

O modelo de Excelência da Gestão (MEG) está alicerçado em um conjunto de Conceitos Fundamentais, reconhecidos internacionalmente e estruturado em Critérios e Requisitos, que expressam a síntese da compreensão sobre a Excelência em Gestão. Os Fundamentos da Excelência traduzem boas práticas e fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de Classe Mundial, que constantemente buscam aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças. (ROSA, 2008).

 

Relacione os fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) aos seus respectivos objetivos:

  1. Pensamento sistêmico
  2. Aprendizado organizacional
  3. Cultura de inovação
  4. Liderança e constância de propósitos
  5. Orientação por processos e informações
  6.  Visão de futuro

(   )  Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes interessadas

(    )  Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.

(   ) Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.

(    ) Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.

(    ) Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo, visando a sua perenização.

(    ) Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e a execução de ações devem ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.

 

A sequência está correta em:


4, 3, 1, 2, 5, 6.


4, 3, 1, 2, 6, 5.


4, 1, 3, 2, 6, 5.


4, 1, 3, 2, 5, 6.


3, 1, 4, 2, 6, 5.